08 abril 2007

filosofia e antropologia

primeiro ponto deve ser a relação do pensamento socrático com a consciência; nietzsche detona esse caráter teórico, esse valor que será dado ao teórico a partir de sócrates; considera-o ovelha negra grega devido aos gregos viverem uma cultura da imanência, com todo o saber cosmológico que o precede e mesmo o período áureo da sofística, da qual ele faz uso para elaborar sua lábia; o que o incomoda é sobretudo o estabelecimento dos valores; conceito, verdade, idéias etc, são noções que dependem do valor, ainda que com elas se tenha estabelecido o plano de imanência que será o marco inicial da filosofia, pelo menos da filosofia pós-trágica, da qual nietzsche e exclui, constituindo um plano de imanência contínuo à ela a partir da fórmula de seu primeiro livro o nascimento da tragédia, que preferi batizar de o nascimento do trágico; note-se que ele não se refere ao nascimento do trágico, ele instaura um nascimento do trágico, note-se que não falo de renascimento...; além do mais são noções que possibilitarão o pensamento da verdade desdobrar-se na dimensão metafísica, desprovido da crítica da linguagem, permitindo com que seja retomado na matriz mítica da qual pretendia se liberar;

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