30 abril 2012

Histoires de voir
De 15 de maio a 21 de outubro de 2012, a exposição Histoires de voir: Histórias de se ver apresenta as obras e narrativas de mais de 40 pintores, escultores e cineastas de todo o mundo. Eles são brasileiros, indianos, do Congo, Haiti, México, dinamarqueses, japoneses e estadunidenses. Eles são oriundos dos centros urbanos de Paris e de Port-au-Prince, ou as comunidades rurais da Amazônia e Madya Pradesh. Eles surgiram como artistas e desenvolvem seus talentos em circunstâncias incomuns, eles têm sido muitas vezes considerado como artistas ingênuos e raramente foram convidados a expor suas obras em instituições de arte contemporânea.

De outro ângulo
Show and Tell surgiu de um desejo de explorar o significado dos termos "ingênuo" (“naïve”) "primitivo" e "autodidata de arte" (“self-taught” art), para atender artistas que buscam caminhos fora da norma de códigos visuais convencionais, e para examinar as relações entre a arte contemporânea e arte popular, artista e artesão. Esta exposição se esforça para libertar-se do olho, para ver de outro ângulo, para dar voz aos artistas e comunidades de artistas que olham o mundo com admiração. Homens e mulheres para quem a arte "tem laços estreitos com a hipersensibilidade do coração", e cujos trabalhos são "documentos vivos", nas palavras de Alessandro Mendini, o arquiteto e designer italiano que foi o curador da exposição.

Voz dos Artistas
Incluindo mais de 400 obras, acompanhad aspor vídeos e textos que fornecem informações sobre o trabalho dos artistas, esta exposição revela as muitas correspondências que existem entre as obras provenientes de diferentes regiões geográficas, sistemas de crenças e culturas. Na verdade, apesar de uma grande diversidade de estilos, eles compartilham muitas características comuns, tais como a exuberância de cores, distorção de escala e perspectiva, estilização da forma. Igualmente dominante é a representação de animais e da natureza e a importância do domínio dos sonhos e do imaginário como fonte de inspiração para o trabalho. Show and Tell celebra aqueles que se aventuram fora da trilha batida em busca de novas abordagens artísticas, sugerindo que outras formas de arte contemporânea são realmente possíveis. É testemunho do poder criativo de artistas para quem a pintura, filmagem, desenho, escultura são uma forma de compreender e experimentar o mundo.

Visitor Map
Create your own visitor map!