18 julho 2011

Formação em Agroecologia

Professores do Campus Floresta aprovam o projeto “Formação em Agroecologia de Jovens Extensionistas da Mesorregião do Vale do Juruá-AC”.

O projeto, contemplado no Edital MDA/SAF/CNPq – Nº 58/2010, visa à criação e consolidação de grupos de agroecologia em Instituições de Ensino Superior.

Participam do projeto os professores MSc. Elízio Frade Junior, Dra. Eliane de Oliveira, Eduardo Pacca Luna Mattar, MSc. Augusto Nagy, Francesca Salla e MSc. Valquíria Garrote, que lecionam nos cursos de Agronomia, Engenharia Florestal, Biologia, Enfermagem e Formação Docente Indígena.

A equipe executora apresenta concepção multidisciplinar e, além de pesquisas na área de agroecologia, também desenvolve ações de extensão rural através do Programa de Extensão Rural da Amazônia Ocidental - PROERA -, no Projeto de Desenvolvimento Sustentável - PDS - Jamil Jereissati.

O PROERA busca a melhoria das condições de vida das populações rurais através da facilitação do acesso destas às políticas públicas disponíveis. Entre as ações no PDS destacam-se o diagnóstico e planejamento participativo, a elaboração de projetos produtivos para obtenção do crédito Instalação na Modalidade Fomento, a recuperação ambiental em projetos de assentamento, além de ações na área de saúde comunitária (mulher e criança) desenvolvidas pelos Prof. Cristiano Gil Regis e Alexsandra Pinheiro da Costa.

Tais ações e Projeto são respaldadas por termos de cooperação técnica firmados entre a UFAC e o Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (INCRA) e a Prefeitura Municipal de Cruzeiro do Sul. Tal parceria está permitindo com que os alunos do Campus Floresta desenvolvam atividades práticas de Pesquisa e Extensão, discutindo a realidade da agricultura familiar e o desenvolvimento de tecnologia (agroecológica) apropriada para região.

Com a aprovação desse novo projeto busca-se como principal objetivo o fortalecimento e a consolidação de um grupo de referência de Agroecologia no Campus Floresta, enfocando principalmente a formação integrada à ação-reflexão da agroecologia a partir do contexto local, envolvendo tanto os docentes e discentes como profissionais externos e produtores.

O projeto será desenvolvido em duas etapas paralelas e complementares: (I) o desenvolvimento de um programa de formação dos envolvidos no processo de extensão agroecológica e (II) planejamento e execução dos cursos no PDS Jamil Jereissati contando com a participação de técnicos extensionistas estaduais lotados no município de Cruzeiro do Sul.

O programa de formação prevê a participação dos docentes e produtores em cursos, assim como visitas técnicas em instituições de referência em Agroecologia no país e no exterior, como, por exemplo, o CATIE na Costa Rica. Além disso, prevê o intercâmbio de estudantes com a Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro e EMBRAPA Agroecologia.

Ainda dentro do escopo do projeto estão previstas as seguintes metas: diagnóstico e aplicação de 210 créditos de fomento, Plano de Desenvolvimento do Assentamento do PDS Jamil Jereissati construído com participação da comunidade, desenvolvimento de dois vídeos, criação do site do grupo de agroecologia, acervo bibliográfico e seminário com a participação de instituições e pesquisadores externos na área de agroecologia.

Visitor Map
Create your own visitor map!