Assim, observa-se já há algum tempo um deslocamento
do foco de interesse, nas ciências humanas, para processos
semióticos como a metonímia, a indicialidade e a literalidade — três
modos de recusar a metáfora e a representação (a metáfora como
essência da representação),de privilegiar a pragmática sobre a semântica,
e de valorizar a parataxe sobre a sintaxe (a coordenação sobre a
subordinação). A “virada lingüística” que, no século passado, foi o foco
virtual de convergência de temperamentos,projetos e sistemas filosóficos
tão diversos,parece estar começando a virar para outros lados,
para longe da lingüística e, até certo ponto, da linguagem enquanto
macroparadigma antropológico: as ênfases acima sugeridas mostram
como as linhas de escape da linguagem como modelo foram sendo
divisadas de dentro mesmo do modelo da linguagem.
do foco de interesse, nas ciências humanas, para processos
semióticos como a metonímia, a indicialidade e a literalidade — três
modos de recusar a metáfora e a representação (a metáfora como
essência da representação),de privilegiar a pragmática sobre a semântica,
e de valorizar a parataxe sobre a sintaxe (a coordenação sobre a
subordinação). A “virada lingüística” que, no século passado, foi o foco
virtual de convergência de temperamentos,projetos e sistemas filosóficos
tão diversos,parece estar começando a virar para outros lados,
para longe da lingüística e, até certo ponto, da linguagem enquanto
macroparadigma antropológico: as ênfases acima sugeridas mostram
como as linhas de escape da linguagem como modelo foram sendo
divisadas de dentro mesmo do modelo da linguagem.
filiação intensiva e aliança demoníaca
eduardo viveiros de castrodesenho: bane huni kuin (cleiber pinheiro sales)
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