29 janeiro 2011


UM ESTUDO PIONEIRO:
MÚSICA E DANÇA NA "MIRAÇÃO DO SANTO DAI-ME" (1981)

Julieta de Andrade

(...)
O Santo Dai-me: Templos






Artigo publicado na primeira coletânea internacional dedicada à cultura musical do Brasil, incluída no anuário do instituto de pesquisas musicológicas da organização pontifícia de música sacra e editada em Roma, em 1981.
Este estudo sobre o Dai-me foi divulgado e comentado no âmbito do Primeiro Simpósio Internacional "Música Sacra e Cultura Brasileira", realizado em São Paulo, sob os auspícios da Secretaria de Estado da Cultura.





Há três centros importantes de Santo Dai-me em Rio Branco e redondezas: o de Vila Ivonete, onde ainda não estive; a Igreja da Custódia e a Igreja da Cinco Mil.
A Igreja da Custódia, registrada como Centro de Iluminação Cristã Luz Universal, é dirigida por Leôncio Gomes da Silva. É um amplo salão de madeira em terreno cercado, tendo, à frente, uma enorme cruz de Lorena em branco, abraçada por um terço de contas negras. A cruz é conhecida por Cruz de Caravaca e o terço por Rosário de Maria. Quase em frente, do outro lado da estrada da Custódia, está o túmulo do Mestre Irineu Serra, venerado como introdutor da doutrina. A sepultura é protegida por uma cobertura de duas águas, que abriga também um busto do Mestre Irineu sobre um pedestal, muitos ex-votos e velas acesas. Ao redor, plantação de jagube e mesca, ingredientes da bebida básica da fé. À esquerda, a casa do responsável, Mestre Leôncio. Ele trabalhou 33 anos com Mestre Irineu, após ter sido curado com o Santo Dai-me. Agora dirige por volta de 500 fiéis que vêem nele o continuador da obra.

Visitor Map
Create your own visitor map!