14 janeiro 2010


Mostra Kene: A arte do desenho indígena

Conhecendo a arte de outras culturas, o aluno poderá compreender a relatividade dos valores que estão enraizados nos seus modos de pensar e agir, que pode criar um campo de sentido para a valorização do que lhe é próprio e favorecer abertura à riqueza e à diversidade da imaginação humana. Além disso, torna-se capaz de perceber sua realidade cotidiana mais vivamente, reconhecendo objetos e formas que estão à sua volta, no exercício de uma observação crítica do que existe na sua cultura, podendo criar condições para uma qualidade de vida melhor.

(BRASIL. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros Curriculares Nacionais. Ensino Fundamental: Artes. Brasília: MEC /SEF, 1997.)

Kenes é como os povos indígenas da família lingüística pano denominam seus desenhos, os grafismos que marcam sua pele e seu artesanato.

Entre os huni kuin (kaxinawá), esses grafismos foram trazidos da natureza pelas mulheres que aprenderam a tecelagem do algodão. Conta-se que a Jibóia que trouxe esse conhecimento para uma das tecelãs huni kuin.

Tido como um patrimônio da cultura regional, realizamos essa mostra como resultado das atividades da disciplina Fundamentos do Ensino da Arte.

Turma do 6° período de Pedagogia e

Professor Amilton Pelegrino de Mattos


Visitor Map
Create your own visitor map!