30 novembro 2009


caríssimo amigo

com que emoção recebo esta lembrança;
tenho estado com nossa amizade muito presente nesses últimos dias, nesses últimos meses, nesses últimos anos...
estou sempre mirabolando alguma forma com que poderia te trazer pra essa minha terra, o juruá...
também pudera, você é uma daquelas minhas pedras angulares da mística da amizade com que faço da vida essa arte do encontro;
estou por aqui por cruzeiro;
este ano estive trabalhando junto ao ceflora e à universidade da floresta, curso de formação docente indígena;
este ano, junto ao ceflora, realizei quatro vídeos: uma ficção, dois experimentais e um documentário sobre a vida do seu antonio de paula;
tudo numa estética bem experimental, uma handycam na mão e um adobe premiere pirata na cabeça virtual;
também tudo bem coletivo, com as câmeras na mão da galera, que sai pra rua e traz as imagens pra ser trabalhada;
ainda não consegui democratizar a edição mas a gente chega lá;

pela ufac, com os indígenas, faço aulas-pesquisas com eles nas aldeias;
fiz um diário de campo audiovisual na aldeia marubo, na terra indígena do vale do javari, a terra indígena mais pirada que já conheci;
fizemos nessa aldeia uma pesquisa sobre o tsan iki, uma espécie de arte verbal entre o canto e a fala, com todo o sistema e a tradição musical de contexto;

também pela ufac, como docente de artes e produção de material didático, junto aos puyanáwa, fiz um documentário sobre o uso da música como forma possível de retomada da cultura e do idioma em espaços como escola, encontros de ayahuasca e convivência com os velhos;
voltei de lá hoje, fui levar o filme pra gente assistir;

também estou num projeto que gosto muito, um discente e velho amigo, txai ibã, grande txana dos cantos huni kuin, me fez guardião de uma série de desenhos de seu filho, o professor kleber, com quem viajei por uns dez dias pelo rio tarauacá no começo do ano;
os desenhos buscam colocar em imagens, numa estética fantástica, as mirações narradas nos cantos de ayhausca;
o ibã explica o canto, traduz e, depois, canta e o desenho vai se apresentando;
são 10 desenhos, estou no quinto vídeo;
o que é muito legal aqui é que você trabalha 95% com efeitos, o que está sendo um bom aprendizado do programa de edição;

por fim, estou no momento editando um material de um projeto muito legal, também realizado com os docentes indígenas na semana passada;
chama­-se didática intercultural;
os indígenas elaboram aulas na cultura e vão às escolas estaduais de ensino fundamental e médio ministrar essas aulas;
participei de uma aula dessas, fiz algumas boas imagens e agora estou editando;
é um projeto estimulante que merece ser virtualizado;

saibas que aqui tens um amigo;
abraço para ti
lembranças para os teus

Visitor Map
Create your own visitor map!