15 junho 2009


olhando daqui, dessa possibilidade de presente, podemos considerar que o século vinte marcou a antropologia mais com o pensamento etnológico, que com o pensamento etnográfico;
afinal, depois de séculos de pesquisas descritivas dos colonizadores, foi no século passado que esses exploradores se voltam para uma reflexão detida sobre seus recursos, seus métodos;
depois do positivismo, último suspiro do objetivismo exacerbado que marca o século dezenove, as vanguardas artísticas colocam o pensamento europeu numa dobra que o leva a desconstrução de sua tradição representativista;
é um século marcado pelo pensamento epistêmico;
toda produção científica passa a se constituir não positivamente em relação ao seu suposto objeto de estudo, mas numa interação com esse objeto que possibilite uma desconstrução da imagem desse objeto, dos valores pressupostos nessa imagem, nos valores pressupostos nos métodos de pesquisa, e, enfim, não apenas no que seja fazer ciência, mas na seguinte questão: o que se faz quando se faz ciência;
essa será a questão que a antropologia passa a fazer com pensadores, antropólogos, etnólogos como marcel mauss, claude lévi-strauss, pierre clastres, michel foucault, gilles deleuze e felix guattari, para nos restringirmos ao pensamento francês da época que orienta a reflexão epistêmica na disciplina;

o pensamento antropológico rompe com o historicismo (que seguirá se replicando em certo marxismo) e deixa de se imaginar, como o fizera até então, no interior de uma história linear, progressiva e homogênea;
ao romper com esse quadro, com essa imagem do homem, é que para muitos pensadores, inicia-se a antropologia como nós a entendemos na contemporaneidade;

tomando esse processo a partir da etnografia, podemos relacionar alguns elementos interessantes;
pensando a etnografia como prática descritiva que marca o pensamento antropológico até o início do século vinte, sua decadência se conjuga com um novo período de reflexão de produção etnológica da disciplina;
o estruturalismo, esse termo que se diluiu e que pode ser tomado como sinônimo do pensamento de lévi-strauss, contribui muito para essa espécie de virtualização do objetos do pensamento;
a abordagem do pensamento nativo em bases muito mais complexas, que resultam mais numa desconstrução do próprio pensamento ocidental, através de uma prática de molecularização do pensamento nativo, ou seja, de toma-lo mais como intensidade virtual do que como uma extensividade objetivada;

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