27 março 2009




Os fundamentos do Teatro e seu ensino
Des-hierarquizando em favor do heterogêneo


O texto de Veloso trata do processo de sistematização acadêmica dos três grandes campos em que o teatro se fundamenta: dramaturgia, cenografia e encenação.

“Essa tríplice abordagem se traduz então como fundamento dos cursos de artes cênicas em todos os níveis...” p.1

No entanto, em que consiste cada uma dessas três abordagens apontadas no texto?

O autor, desconstruindo as noções do senso comum sobre essas práticas, compõe um quadro do que seriam os estudos dessas três áreas no pensamento contemporâneo.

Começando pela dramaturgia, o autor desconstrói a abordagem histórica, abrindo para outras possíveis histórias do teatro.

“...retirando o caráter de hierarquização que coloca os rituais gregos como origem do teatro e lançando outras possibilidades de se perceber esse campo...” p.2

Ligadas às experiências virtuais cotidianas, comuns na interação do mundo contemporâneo, Graça aponta para o movimento em direção a des-hierarquização dos padrões ocidentais, padrões etnocêntricos na medida em que visam homogeneizar tanto o mundo real dos mercados quanto o universo imaginário das culturas.

“É imperativa uma ação que vise priorizar radicalmente as quebras das hierarquias artísticas estabelecidas nos cânones eurocentristas ou dos EUA.” p.3

Essa militância do artista e do arte-educador marcará a própria noção de formação em artes, caracterizará o processo de academicização da arte, que não pode se restringir a uma taxonomia de técnicas, esvaziando como é comum, as práticas de sua natureza política.

O texto de Antonello, ao buscar refletir sobre o processo criativo de construção de um curso de teatro à distância, nos projeta para esse processo de politização, ou melhor, de humanização da web, já que a mesma parece tomar os mesmos rumos de degradação do humano típicos dos meios de massa.


Se o texto de Graça Veloso reflete sobre a academia como um espaço que reconfigurou o pensamento do teatro, Antonello aponta que os espaços da interação virtual deverão reconfigurar ainda mais esse pensamento, sua partilha e construção coletiva e interativa.
Se Graça aponta para uma distribuição culturalmente descentralizada, Antonello nos faz pensar como proceder essa des-hierarquização e essa descentralização nos espaços virtuais de interação da web.

Visitor Map
Create your own visitor map!