11 novembro 2008



uma postura inteligente de desconfiança não se deve confundir a uma intransigência preconceituosa ou um medo de não-saber [não saber que consiste na própria liberdade criadora];

e qual a vantagem de se perguntar a diferença entre fazer parte disso [a academia] e vacinar-se contra isso;
qual a relação entre conhecimento acadêmico e escolar;
será que estaríamos aqui para nos certificarmos a verdade, ou estaríamos para apreender o pressupostos religiosos da noção científica de verdade;
nesse sentido, estaríamos aqui definitivamente numa experiência de criação de conhecimento que deve desmistificar a verdade tradicional;

construir uma imagem do conhecimento indígena em relação à tradição do saber ocidental;
elaborar uma imagem do saber indígena na perspectiva de acadêmicos indígenas pode equivaler a construir uma imagem do saber acadêmico de uma perspectiva;

não posso ensina-los a dar aula;
dar aula consiste num processo de criação e construção de conhecimento coletiva que não se pode ensinar, apesar de se poder vivencia-lo;
gostaria de vivenciar tais experiências criadoras em lugar de anulá-las em favor de uma idéia de aula;
esse dilema consiste num dilema metodológico entre positivismo e construcionismo;
o princípio do construcionismo consiste na criação do conhecimento enquanto se o experimenta, em detrimento da idéia de um conhecimento que se deva saber de antemão;
é quase um elogio da ignorância, em favor da volúpia do ato de aprender, que se torna uma prática e uma prática prazerosa;
essa mudança de perspectiva depende da maneira de se olhar o conhecimento;
pode-se encará-lo como que intimidado, com vergonha de não saber, com a idéia de que se saberia;

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