11 novembro 2008


rebatizamos aqui o anel de moebius como régua de moebius [antes que um nome mais conveniente nos venha];
essa régua serve para medir, para valorar os conhecimentos;
os conhecimentos podem ser valorados de um sem número de maneiras;
pela civilização de que descendem, pela história de um povo, pela epistemologia ou filosofia das ciências,

o conhecimento pode ser valorado pela influência política que seus praticantes adquirem na organização de uma sociedade;

atualmente a forma mais com comum de se medir o valor de um conhecimento é definindo quanto dinheiro ele pode render;
em função dessa máxima capitalista a universidade foi burocraticamente redefinida;
outra forma capitalista de se comercializar conhecimento pode ser medida em função do quanto eu enquanto pessoa física posso ganhar com os conhecimentos ou certificados de conhecimentos que possa adquirir;
comercializar conhecimentos é uma prática antiga;
desde os gregos e seus sofistas que se debate o valor do conhecimento enquanto mercadoria;
alguns filósofos criticavam os sofistas, buscando resguardar a aura dos conhecimentos e sua propriedade de formar um homem consciente;

os povos misticos ou religiosos também possuem suas réguas de valorar conhecimentos;
entre povos como os hindus, o conhecimento é valorado a partir de sua capacidade de transmissão;

para muitos povos que tem o misticismo no centro de suas atividades sociais, políticas e econômicas, o conhecimento não é algo que se transmite oralmente, mas um dom recebido no nascimento ou ao longo de uma árdua iniciação, atravessada de provas e privações;
aqui, o conhecimento é medido durante rituais e performances dos iniciados ou dos xamãs, principalmente por seu grau de eficácia e pela capacidade de satisfazer a sociedade;

este instrumento servirá no mínimo para torcer nossas concepções de conhecimento, de valor, ou do valor atribuído ao conhecimento;

há tempos a antropologia vinha estudando as diversas formas de conhecimento até passar a estudar os diversos formas de se valorar o conhecimento entre sociedades, especialmente entre a sociedade capitalista global e as sociedades minoritárias;


em termos antropológicos o conhecimento pode ser valorado simetricamente;

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