11 novembro 2008


o protótipo, o mais em acabado exemplo de discursividade vazia será a abordagem positivista;
por isso que operar no mesmo plano dos direitos positivos de nossa legislação implica, para a antropologia, submeter-se às concepções subjetivas do estado, concepções estas que estão pressupostas não apenas nas leis em si, como no regime de conhecimento que as caracteriza, no caso o positivismo;
assim, em lugar da antropologia afetar o espírito positivo, o que se viu foi a antropologia buscando negociar no plano histórico-transcendental do positivismo, o mesmo que há pouco decretava e assumia o fim inevitável dos povos indígenas do horizonte político brasileiro e ocidental;

foi assim que a antropologia, sob o pretexto de garantir os direitos conquistados, foi vítima de uma institucionalização generalizada que ainda marca fundo sua auto-concepção, sua identidade indigenista;

esse foi um período em que a função dos antropólogos esteve muito marcada por uma experiência de atuação política junto ao estado, de ordenação da situação indígena pelo estado

o efeito que teve esse tempo sobre a antropologia, sobre a concepção que a disciplina tem de si mesma é marcante no momento hoje vivido;

isso porque os efeitos dessa época se fazem sentir cada vez mais evidentes;
o que se colocava como condição já pode ser visto com distanciamento;
as alianças a que a antropologia se submete assumindo as concepções de subjetividade previstas na lei, muitas das quais por cristalizadas no senso comum ganharam existência antropológica para dar sentido ao projeto de redemocratização com a reconquista da representação política, um projeto democrático de brasil sintetizado numa constituição cidadã que estava longe de transparecer a realidade de mais de duas décadas de ditadura militar;
a antropologia entrou a todo custo nessa proposta de redemocratização e se deixou afetar ou mesmo deu continuidade ao seu projeto de antropologia da sociedade brasileira, esboçada desde os anos sessenta inspirada na sociologia tupiniquim das matrizes raciais;

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