28 novembro 2008



a idéia não é descrever situações ou experiências de conflito de sistemas de conhecimento;
a coisa é mais sutil;
seria mais, como o conflito subsiste mesmo e principalmente em atividades de colaboração ou suposta colaboração;
acho que esses parceiros ambíguos podem ser localizados em muitas situações do passado e do presente na reserva ou entre os indígenas;
como falar de yorenka ou de ufac sem falar nesses conflitos ou sínteses disjuntivas para usar a expressão de deleuze-guattari e retomando o sentido de 'relação' utilizado e conceitualizado por strathern;
o conflito é inerente, portanto, à relação dos sistemas de conhecimento;
a medida que a antropologia evadiu-se das questões sociológicas positivadas para relacionar sistemas de conhecimentos e socialidades, esse conflito é inerente à prática antropológica;
inclusive à etnografia;
observe, o conflitos não são entre pesoas ou instituições, são entre sistemas de conhecimento e seus regimes de socialidade;
quando compreendemos essa relação antropólogo/nativo como uma relação complexa (conceito de relação) temos que lidar com conflitos;

Visitor Map
Create your own visitor map!