deleuzear as políticas públicas
não havia como impedir, nem seria interessante, as apropriações do pensamento deleuzeano para fins tão diversos quanto àqueles contra os quais esse pensamento se voltou;
é possível ler inúmeros textos que se apropria, que recorta conceitos deleuzeanos sem perceber que, tal como nietzsche [daí a polêmica em torno da percursão desses autores], o pensamento deleuzeano pressupõe toda uma contextualização epitêmica ou, melhor dizendo, implica numa transvaloração;
com isso, esse pensamento quando tomado consistentemente não se permite tornar tão facilmente em mercadoria ou aparelho de estado;
elaborar uma perspectiva crítica a partir desse pensamento não equivale a se adequar ao mercado dos discursos críticos;
consiste antes em situar-se ante a esse mercado, contextualiza-lo para estabelecer posição estratégica diante dele;
no entanto, a utilização acadêmica ou sua apropriação no mercado retórico das políticas públicas tomam positivamente os conceito desse pensamento, modificando sua função original;
estranha essa idéia de função original, visto que esse pensamento não tem partido que não seja justamente o da sua utilização indiscriminada;
no entanto, esse pensamento se define como prática anti-capitalista ou de crítica ao capitalismo e aos seus processos de subjetivação;
criar possibilidades de constituição de enunciados e discursos que escapasse ao circuito da disciplinas, dos mercados do pensamento acadêmico e político;
elaborar possibilidades criativas de discursos que abrissem novos campos de inserção do pensamento;
articular nessas formas distintas de pensamento possibilidades enunciativas diversas;
enfim operar com um pensamento que não opere com a reprodução dos modelos subjetivos estabelecidos;
por isso a crítica aos processos subjetivantes, por não se tratar tanto de um modo de pensar quanto de suas repercuções subjetivas;
o que significa pensar isso...
certo que o interesse e o jogo, a utilização desse pensamento é o que importa;
no entanto, esse pensamento opera com um campo de pressupostos e com uma dinâmica epistêmica que estranha suas apropriações ingênuas;
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