12 março 2008

se fosse pretensioso, daria como título geral ao que faço 'genealogia da moral'...
michel foucault

é sabido, todos os historiadores dizem, que o século xviii inventou uma série de tecnologias científicas e industriais;
é bem sabido também que, por outro lado, o século xviii definiu, ou em todo caso esquematizou e teorizou, certo número de formas políticas de governo;
sabe-se igualmente que ele implantou, ou desenvolveu e aperfeiçoou, aparelhos de estado e todas as instituições que são ligadas a tais aparelhos;
mas o que seria necessário ressaltar e que se encontra, parece-me, no princípio da transformação que tento identificar aqui, agora, é que o século xviii fez outra coisa;
ele elaborou o que poderíamos chamar de uma nova economia dos mecanismos de poder: um conjunto de procedimentos e, ao mesmo tempo, de análises, que permitem majorar os efeitos do poder, diminuir o custo do exercício do poder e integrar o exercício do poder aos mecanismos da produção;
majorar os efeitos do poder;
(...)
majorar os efeitos do poder quer dizer que esses mecanismos de poder perderam o caráter lacunar que tinham no regime feudal, e ainda sob o regime da monarquia absoluta;
em vez de ter por objeto pontos, gamas, indivíduos, grupos arbitrariamente definidos, o século xviii encontrou mecanismos de poder que podiam se exercer sem lacunas e penetrar o corpo social em toda a sua totalidade;
(...)
depois dessa majoração dos efeitos de poder, dessa redução do custo econômico e político do poder, integração ao processo de produção: em vez de ter um poder que procede essencialmente por arrecadação com base nos produtos da produção, o século xviii inventou mecanismos de poder que podem se tramar diretamente com base nos processos de produção, acompanhá-los ao longo de todo o seu desenvolvimento e se efetuar como uma espécie de controle e de majoração permanente dessa produção;
como vocês vêem, estou apenas resumindo esquematicamente o que expliquei, dois anos atrás, a propósito das disciplinas;
digamos, em linhas gerais, o seguinte: a revolução burguesa não foi simplesmente a conquista, por uma nova classe social, dos aparelhos de estado constituídos, pouco a pouco, pela monarquia absoluta;
ela também não foi simplesmente a organização de um conjunto institucional;
a revolução burguesa do século xviii e início do século xix foi a invenção de uma nova tecnologia do poder, cujas peças essenciais são as disciplinas;

foucault, os anormais:107-9



Visitor Map
Create your own visitor map!