27 março 2008

quanto à gregório de matos, a polêmica mais candente sobre os estudos do boca do inferno, são a propósito das variadas [formas de] tentações para se fazer não só dele, como de seus poemas [textos], uma leitura anacrônica;

é este tema recorrente em leituras de referência produzidas pela crítica acadêmica mais recente tais como o estudo de hansen, a sátira e o engenho e o de bosi, ;

se o problema da leitura anacrônica de um poeta como gregório, passível de retornar não só circuitos habituais da crítica e das variadas formas da influência literária, mas em circuitos inusitados como a música pop ou a publicidade, consiste num tema candente, há que se tomar as precauções apresentadas por haroldo de campos quanto aos perigos do historicismo;

não por menos que seja haroldo o precavido leitor, visto que suas criações e demais rizomas com o poeta baiano são marcados, como é característico aliás de toda sua obra, pelas experiências formais;

afinal, é sabido que o levante estruturalista que trouxe à tona os aspectos formais da criação literária e da própria linguagem foram inspirados em correntes anti-historicistas;

longe de buscar explicar o anti-historicismo estruturalista pela histórica onipotência que os métodos históricos experimentaram no século vinte, só vindo a ser encarado e peitado no século vinte, o que se pretende é contextualizar e estabelecer as forças em tensão nesse jogo;

é certo que o que se pretende seja menos historicizar, dado que esse ato pretende a uma ocultação de seu ponto de emissão e seu enunciador, que genealogizar, trazendo à tona as tensão políticas próprias ao plano de imanência suprimindo, assim, o plano de imanência de uma suposta temporalidade definida aquém dos discursos;

nessa genealogia a matéria do tempo é o discurso, é o discurso seu plano de imanência que não se explica, portanto, por um suposto tempo de acontecimentos extra-discursivos;

em suma, a onipotência da história é relativizada sem que se menospreze a relação entre o texto e o espírito da época, com seu conjunto de valores construídos e refletidos em discurso;


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