20 outubro 2007

o problema dos valores é a questão que mais me interessa no projeto do murilo;
desde quando tive a oportunidade de articular um grupo de monitores da reserva para olhar para a experiência da reserva, os processos e os agentes que atuam a sua volta, que busquei colocar o problema dos valores;
evidenciou-se para mim que os valores não só dos thaumaturguenses (o que me parece óbvio e podia ser comprovado sem precisar ir à cidade, que dirá pesquisar), mas dos próprios monitores, que se acredita serem os que mais valorizariam a reserva, pautava-se por valores urbanos;
esse era o horizonte de minha atuação junto aos monitores e não a tentativa de provar ou comprovar verdades como parece ter parecido;
notara que a forma dos aparelhos de estado empreenderem sua captura é a estratégia de alinhar os valores dessas sociedades aos valores homogêneos do mercado global, que desterritorializa os indivíduos, fazendo-os desejarem no universo consensual (normal) montado por essa realidade inserida e reproduzida pela televisão, pelas instituições do estado, pela pesquisa e os pesquisadores universitários e outros aparelhos de captura;
no caso da resex, as que mais me interessam são a política ambientalista (confundida propositalmente com o ecologismo seringueiro), assim como a saúde e a educação: tríade abominável para constituição do universalismo estatal;
no momento me interessava debater a escola, pois o consenso moral estabelecido em torno de seu valor, de sua necessidade etc me parecia evidentemente responsáveis pelos fluxos e êxodos e pela disfunção entre valores locais e os valores da política de estado;
enfim, a humanidade violenta dos humanos não me estarrece;meu combate se concentra na tarefa clara de potencializar as máquinas de guerra, bem distinta de qualquer busca por qualidade de vida ou benefícios do estado, ou menos ainda por conseguir o que as pessoas almejam pois não confundo desejo com consciência e conheço os domínios da servidão voluntária;


Marcadores:


Visitor Map
Create your own visitor map!