24 agosto 2007

eu e pingo numa manhã de trabalho em rio branco

já conhecia paulo através do pingo;

ontem tivemos nosso primeiro encontro e conversa;

fui a sua casa, as casas do paulo são extraordinárias, inspiradas numa arquitetura gaudiana num bricolage mediterrâneo de bom gosto;

dou notícia de que fiquei ouvindo sua conversa antes de envolver-me, falava sobre a medicina e os princípios que podem ser generalizados dentro do que chamamos de ciência ocidental para que se possa estabelecer padrões e universalidades;

paulo é médico, trabalhou dez anos junto a comissão pró-indio do acre no processo de formação de agentes de saúde indígenas;

diferente dos processos de formação de professores e agentes agroflorestais, que conseguiram encontrar sua metodologia própria de construção conhecimento, sua subjetivação no cotidiano das aldeias, sua construção enquanto categoria, o processo de formação de agentes de saúde não encontrou sua especificidade no universo indígena e foi devolvido pela cpi à funasa;

paulo me disse que gosta muito da antropologia, que nesse período fora assessorado por antropólogos etc;

disse que, nesse tempo, definiram um sistema para o tratamento dos kaxinauá, um modelo em que descreveram todos os nomes das partes do corpo entre os kaxinauá, seus nomes de doença, seus tratamentos etc;

Marcadores: , ,


Visitor Map
Create your own visitor map!