16 agosto 2007


em vez de um modelo suposto de metodologia a ser seguido por toda e qualquer pesquisa antropológica, uma metodologia extraída a cada tema trabalhado;
o primeiro (e grande por isso) autor a tirar sérias e amplas conclusões metodológicas desse problema foi mauss;
com o potlach, certo que relativizou a teoria econômica marxista do capitalismo universal(izante);
porém, para além disso, o potlach (re)definiu a antropologia e a etnologia deslocando todo o seu campo problemático do empirismo objetivante e descritivista do positivismo, para a dimensão imanente do pensamento em que se encontram as culturas;
para esse tema, o potlach, que deve se constituir como uma teoria nativa, princípio de um pensamento nativo, exige-se um método próprio, que dê vazão à amplitude e ao alcance do tema;
é por isso que lévi-strauss viu nessa obra um tratado de metodologia, por que ela traz o problema filosófico por excelência das condições de sua própria validade, do campo de sentido que a obra define para si, de seu plano de imanência;

é no xamanismo, campo propício à exploração do plano de imanência, que lévi-strauss vai explorar o problema da constituição do sentido e dos regimes sígnicos/simbólicos das sociedades;

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