10 agosto 2007

[DSC03276.JPG]
como sou tributário da escola genealógica, a idéia de uma academia popular envia ao problema da função (política) do conhecimento e, então, da educação, em nossa sociedade;
uma academia popular, no rastro de uma educação generalizada e democrática emanado de uma fonte central, que reproduz o velho modelo da educação civilizatória do império vigente;
processo de homogeneização cultural que instaura modelos valorativos disfarçados de objetividade asséptica, que impõe padrões morais sob a capa da neutralidade científica;
uma academia popular, que vem no rastro de um governo popular e que já pode tomar para si muito da sua experiência;
a questão se desloca do como é possível a gestão participativa, para se é possível uma gestão participativa dos conhecimentos, que implica em sua popularização;
isso, problematizando-se o caráter instrumental desse discurso que é apropriado em função da produção de mais submissão (tradição populista e paternalista/assistencialista);

se conhecimento é poder, especialmente na história de um país como o brasil, onde ele foi estratégico ao domínio das massas via recursos da democracia liberal, como imaginar trata-lo ignorando toda essa tradição, essa história, com um discurso fácil e positivista de que os conhecimentos populares, milenarmente contrapostos como inferiores pelo discurso acadêmico, agora dividam espaço igualmente, que figuras sociais situadas em extremos da sociedade possam partilhar igualitariamente seu conhecimento, se existe uma estrutura burocrática que sustenta esse fosso entre tais conhecimentos, em que a própria popularização dos títulos para professores, estabelecida como meta no programa educacional do fmi e do banco mundial para o brasil, contribui nessa formalização generalizada das carreiras profissionais, em que o título passa a ter valor de obrigatoriedade e os professores não formados, ou melhor, sem título, figuram como espécie em extinção;
talvez seja nesse sentido que a universidade da floresta se configure cada vez mais como um sonho, pois o princípio de realidade parece fazer dela cada vez mais uma realidade exclusiva dos discursos de auto-promoção política;

Visitor Map
Create your own visitor map!