19 julho 2007

meus pressupostos a uma antropologia ashaninka

nesses dias que passamos debatendo o projeto do centro yorenka ãtame, fui percebendo afinidades entre o pensamento que venho elaborando ao longo dos últimos anos no campo da antropologia educacional e da etnologia;

há uma postura política de independência e autonomia que admiro, mas a afinidade em termos de pensamento se dá a partir de quando essa postura se desdobra em sua antropologia e sua concepção de conhecimento;

assumi há anos o referencial filosófico para a abordagem da antropologia, referencial que tem em nietzsche um marco central seja por sua abordagem da tradição do pensamento ocidental, seja por sua concepção estética do pensamento;

articula a antropologia à epistemologia (teoria do conhecimento) problematizando um tabu do pensamento ocidental, herdado da tradição milenar do pensamento teológico: os valores;

em genealogia da moral não só problematiza os valores, o valor dos valores em nossa cultura, como analisa a gênese desse processo, marcado pela tradição cristã;

demonstra com essa análise como o pensamento ocidental universaliza seus valores, como faz de seu saber um conhecimento absoluto sobre a realidade (positivismo);

acredita-se o único sistema de conhecimento detentor da verdade, concepção criada no interior desse sistema a partir dessa absolutização dos valores;

esse sistema de valores consiste no principal instrumento de colonização, pois aquilo que tem valor para os ocidentais deve passar a ter valor nas colônias, entre os povos colonizados;

nesse processo, o judaico-cristianismo fornece um pensamento que conduz à unificação em um único sistema de valores, uma unidade política;

é nessa medida, à medida que encontra nos valores o problema da filosofia e da teoria do conhecimento em geral, que se vincula com a antropologia;

abre-se uma outra perspectiva para o conhecimento quando outros valores entram em órbita e relativizam as certezas absolutas que marcam o projeto político do positivismo ocidental;

portanto, a noção de valores dá o tom de minha concepção de antropologia, da antropologia que conheci na experiência;


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