11 junho 2007


Algumas perguntas:
>
> Será que todos na Restauração pensam o mesmo,
que o modelo MT é que é
bacana e desajável?
> Os que não pensam isto (se os há, como acredito),
dizem o que?

> Há projetos diversos para a Restauração?
> Há grupos representando estes projetos?
> Há diferenças de gênero, idade e religião definindo
estes possíveis grupos
ou opiniões?
> Com que tipo de reflexão o Projeto de Pesquisa
pode estar colaborando pra
todo este debate
(supondo que haja um debate)?

> Lembro uma vez da Eliza comentando (já faz tempo)
a sua surpresa quando em
alguma colocação que esteve
com o Mauro, o viu expressando livremente suas

opiniões políticas sobre determinado assunto
(acho que era época de
eleições):
mas como, como pesquisadores não deveríamos
não interferir
localmente? Será que eles
não vão ficar muito influenciados e adotar
nossas
opiniões só por que somos "sabidos" etc?
Logo ficou claro que não dá pra ficar calado,
e que o Outro espera que vc
se pronuncie.
O que ele vai fazer com isso é problema dele,
não está na nossa
governabilidade.
O modelo MT pode ser fortemente atrativo,
talvez hegemonico na "opinião
pública" da Restauração
[a propósito, o que é isso, opinião pública?],
mas
não preciso me curvar a este poder de sedução
- e sim denunciá-lo,
cutucá-lo, mostrar suas contradições.
Cada um escolhe o que acha que lhe
convém,
mas não preciso assistir a tudo de braços curvados
quando acho que
posso contribuir para decisões
mais conscientes. Quando tenho também minha
luta.
Abraço,
Mariana

Visitor Map
Create your own visitor map!