13 maio 2007

podemos definir positiva, didática e basicamente três modelos metodológicos;

o primeiro, segue o racionalismo clássico, consiste em analisar o objeto a partir de sua organicidade, de suas funções, da divisão de suas partes;

o segundo coloca o objeto numa dinâmica histórica, relacionando as partes e o todo em relação ao meio e sua constituição histórica, sua gênese no tempo;

nesse segundo modelo, a metodologia obedece à abordagem histórica, visando determinar características do objeto em sua gênese histórica;

um terceiro problematiza o trabalho em sua própria gênese;

aqui, a forma e a linguagem aparecem como elemento constitutivos que operam uma dobra do texto sobre si mesmo;

o texto dialoga consigo expondo suas condições, o tema não é perseguido de uma perspectiva ocultada, e sim de uma diálogo assumido com outros textos, do diálogo com todo o universo discursivo que define o contexto do texto para além de sua dimensão transcendente do suposto objeto;

pois só assim se faz a travessia e o contato com esse referente, só a partir da desmontagem da composição da imagem transcendente do objeto, do texto se definindo enquanto texto, que ele pode deixar o fantasma do objeto e manipular suas simulações;

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