22 abril 2007


o estado será entendido, num primeiro e vasto período, em termos culturais como uma força de homogeneização que precisa criar o brasil, o sentido de nacionalidade;
esse processo se constitui, segundo chauí, estudiosa da autoritária ética brasileira, como processo ideológico de violência e determinação ou submissão da maior parte dos cidadãos por uma minoria;
interessa saber a apropriação feita por essa minoria dos recursos de exercício do poder do estado;
o aparelho jurídico é estudado por sérgio adorno numa perspectiva que se consolida na sociologia brasileira desde então;
o estado e seu aparato jurídico são o espaço da identidade, instauram com seu poder um campo homogêneo da igualdade formal que sustenta seu discurso positivo que o mantém como dupla e mesma fonte de emanação: de poder e de discurso;
constituindo-se como essa fonte de emanação de discurso que se oculta como fonte, assim como a fonte de poder, o estado e seu aparato jurídico modelam uma imagem do saber que sirva à perpetuação de si como fonte imperceptível, ainda que instaurada e mantida pela violência, cujo discurso dissipa na forma da ordem;
a imagem de um saber tradicional, até bem pouco tempo, estava estranha(da) dessa pasta homogênea transcendental decretada como saber oficial...

a porta de entrada desse saber na lei foi o inofensivo espaço da catequese escolar; professores formados no modelo branco viveram por tempos situações difíceis nesse conflito; inofensivamente começou a problematizar o que seria e será um saber indígena; não se imaginava que isso seria uma máquina de criar indianidade, dada a precariedade e a simplicidade tosca da mentalidade positiva que impera em nossa concepção e no sistema de ensino oficial do Brasil;

portanto, mais que a força da cultura indígena, o que valeu foi a precariedade das bases epistêmicas e metodológicas que sustentam o ensino; o construtivismo passou longe da mentalidade positivista e não pudemos compreender o pensamento freireano e seus desdobramentos, para tomar um autor dito popular; milhões de crianças estudam num modelo de educação que só se democratizou em quantidade;


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