24 fevereiro 2007

série: noturnas 1 ética discursiva: primeiro esboço
o etnocentrismo adquire várias faces conforme o modo como, em cada contexto específico, o homem constitui sua imagem de si próprio;
na sociedade ocidental, pode-se caracterizar, exemplarmente para a antropologia (conforme explicado), um etnocentrismo associado à técnica, principal elemento utilizado pelo ocidental do século dezenove sua identidade e, portanto, sua diferença;
um outro modelo ocidental para construção de subjetividades é o religioso;
esse modelo se constitui numa máquina complexa devido à função política (e histórica) com que opera no processo de colonização da américa;
sua função na era moderna se estende ainda do catolicismo à configuração de uma contra-ética protestante, resgatando valores judaicos, que vão ordenar algumas sociedades numa nova concepção de capitalismo;
entre gregos e romanos, o que se vê é um outro etnocentrismo;
o caráter fundante da política e da palavra nessa sociedade, conduz uma configuração própria de etnocentrismo;
o bárbaros seria aquele que não fala, de fala enrolada, que não fala o idioma oficial;
assim como a diferença tem na palavra um elemento definidor, a identidade entre os cidadãos é igualmente estabelecida pela palavra, pela técnica do falar;

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