27 fevereiro 2007

fala e poder a ética discursiva ou do direito à voz
para iniciar uma série de posições sobre a ética discursiva, parto da implicação política/palavra nas diversas formas que assume;
marginalizar o estrangeiro em sua própria concepção, tomando para tanto, sua característica lingüística, esse é o bárbaro, ou bárbaros;
essa atitude etnocêntrica é um gesto constitutivo da sociedade ocidental;
o logos, desde o direito praticado entre os gregos, é um instrumento político de distribuição significativamente restrita (restritamente distribuído);
a palavra oficial é de poucos, na democracia clássica o grego falado por uns não era o grego falado por outros;
que se lembre que a grécia democrática da agora era a mesma que inventou os sofistas, esses originais ad-vogados;
o idioma latim cumpriu essa função desde o império romano passando pela sociedade medieval;
o idioma científico se contrapõe ao senso comum e sua linguagem, dando continuidade a essa forma de contraposição social com que o discurso se diferencia;
essa maneira de se diferenciar o discurso é uma estratégia de política de posicionamento social que define a identidade e a diferença do discurso, bem como aciona sua eficácia simbólica;
essa estratégia de diferenciação encontra amparo em práticas políticas, são exercícios políticos que se sucedem há séculos, definindo categorias e procedimentos da política brasileira e ocidental;
essa chave da ética discursiva remete aos estudos foucaultianos do saber/poder, que evidenciam o caráter político dos discursos científicos a partir da crítica marxista ao capitalismo (discurso positivista e sociologias do conhecimento) e a crítica nietzscheana ao pensamento histórico-transcendental do século dezenove (incluindo o campo de imanência da análise marxista);
num país onde os bacharéis bons falantes da colônia independente cumpriram uma função política central na definição do estado e do poder privado e suas relações promíscuas, o idioma é um poderoso e influente instrumento de distinção social;

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