16 janeiro 2007

antropologia conflitiva 2 a definição do campo epistêmico em que se travam tais batalhas será eficaz ainda, na abordagem de uma antropologia que se volta a uma problematização do universo jurídico;
a interface jurídica evidencia como poucas a tendência absolutizante de sua mediação, ao instaurar-se como instância positiva constituída sobre a rede de valores própria e exclusiva da sociedade ocidental;

o campo de problemas a partir do qual se iniciaram tais reflexões é o das possibilidades metodológicas sobre as quais se elaboraram antropologias políticas;
de uma abordagem em que se descrevem, e reflete sobre, as práticas políticas e outro povos a uma abordagem em que se volta à própria antropologia como instrumento político e se busca definir daí as implicações metodológicas;
procura-se, assim, lidar com tais implicações em seus diversos desdobramentos, da prática á escritura antropológica;

para tanto, devo elaborar práticas de pesquisa que visem aplicar essa antropologia do conflito ao pensamento jurídico;
submeter o pensamento jurídico à antropologia do conflito repercute em problemas de ordem política, epistêmica, entre outras;

o exercício inicial pode ser a elaboração de argumentações quanto à garantia de liberdade religiosa prevista na constituição;
em que medida se pode argumentar a inconstitucionalidade – dado o valor universal da constituição brasileira em território nacional, o que é questão problemática, sem dúvida, e que será retomada – do processo de evangelização de uma comunidade? será cabível considerar-se uma aldeia como uma comunidade outra, em que as disposições místicas estão postas num mercado livre? qual poderia ser o critério de regulação desse mercado místico em comunidades que se definem segundo valores culturais distintos dos nossos?

a partir daí, o desenho de uma antropologia do conflito passa a se definir: não se trata de descrever as práticas definidoras da alteridade, e sim estudar a dinâmica desse conflito em que consiste a abordagem antropológica;não teria sentido, assim, descrever a mística indígena detalhadamente, captura-la em nossa grafia, já que o que interessa é colocar-se e devir tal conflito primordial e próprio à antropologia;


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