10 outubro 2006

instruções iniciais sobre o primeiro capítulo

a introdução deve apresentar sucintamente o trabalho, comentando tema, abordagem, procedimento e objetivo, ou seja, uma sucinta transposição discursiva do projeto que, supostamente, estava em forma de tópicos;
após a introdução, o primeiro capítulo deve conter essencialmente as resenhas dos textos lidos para a pesquisa;
os textos resenhados podem ser textos sobre o tema;
pode-se comentar as abordagens do tema feitas pelos diversos autores que o trabalharam;
daí a importância das resenhas na composição do texto, que deve resultar de uma costura das resenhas preparadas de antemão;
a disposição das resenhas ao longo do capítulo pode ser cronológica e/ou temática;
seguindo (exclusivamente) diferentes abordagens sobre o tema, pode-se referir a correntes teóricas adversas, rupturas epistemológicas etc;
temos como ponto de partida que não estamos trabalhando exclusivamente com racionalismo - método hipotético-dedutivo - nem exclusivamente com empirismo - método hipotético-indutivo -, pois operamos com o construtivismo, concepção vigente nos últimos 120 anos;
o próximo texto pode ser sobre isso, ademais há um subcapítulo em convite à filosofia da chauí para esclarecimento básico sobre este tópico, para todos, cujo título é as três concepções de ciência, está no capítulo as ciências;
como se está trabalhando com a concepção construtivista de pesquisa - isso é importante saber - opera-se com a premissa de que a abordagem é constitutiva do material trabalhado;
a pesquisa se define por ser um processo durante o qual se constrói um instrumento conceitual;
sendo assim, deve-se ser cuidadoso para não se confundir com o processo de descrição da realidade observada, modelo do empirismo, procedimento hipotético-indutivo;
não se busca aqui radiografar a realidade, a pesquisa não serve para isso, além do mais, em ciências humanas, de tal procedimento só resulta pseudo-ciência de herança positivista;

dito isto, enquanto se apresentam as abordagens diversas do tema não se pode perder nele, como se ele se restringisse à sua representação, sua radiografia, sua descrição, seu desenho;
não se procura desenhar o objeto, a linguagem não serve para tal feito, ela tem um estatuto que a ela só se permite recriar o mundo em seu próprio código e não imita-lo;

fala-se em construção, assim, não se pode perder de vista que os textos analisados são a construção de um objeto teórico, um instrumento teórico, diria meteórico, já que visa um fim, um objetivo, uma função, já que visa servir para alguma coisa;
são a construção de um modelo, com suas regras próprias, internas, com suas próprias proporções;
assim, o que vai prevalecer nesse primeiro capítulo construtivista é a intersecção entre o tema, tratado nos textos resenhados (tanto o tema como a sua abordagem e transformaram agora em tema do seu texto), e a abordagem ou o método utilizado ao longo da pesquisa, da qual resultou o produto final, o texto;
o que se procura analisar é o modo de construção de um tema através de sua abordagem;
lembremos de que nesse primeiro capítulo não trataremos do tema diretamente, mas de forma indireta, intermediada, distanciada, pois estamos tomando impulso para o salto;
o tema do primeiro capítulo são outras construções discursivas do tema, suas várias abordagens, pois estou demonstrando o meu domínio teórico do tema;
portanto, nesse capítulo prevalece uma linguagem teórica, de análise de textos, de teorização de teorias;
durante esse primeiro capítulo, a abordagem utilizada na pesquisa em curso pode ser referida em comparação àquelas que estão sendo comentadas;
geralmente se procede assim quando se crítica uma abordagem distinta da utilizada na pesquisa em curso;

resumo: esse primeiro capítulo se refere aos textos lidos na preparação para a pesquisa, no reconhecimento do campo que vcs estão pisando;


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