
vigiar e punir:171
o programa do pensamento ocidental se define pela instauração de um plano transcendente, um campo de representação, desdobrado, o qual será disputado como território homogêneo;
os processos de normalização, de homogeneização que caracterizam nosso campo de saber humano, ou seja, todos os procedimentos de normalização, de controle, de organização de informações (arquivos) que criam a condição de possibilidade das ciências humanas de hoje, estendem tal território homogêneo;
os estatutos não-humano e humano deram origem aos discursos científicos de um lado, definido pela objetividade, e político de outro, o qual deve romper com o discurso religioso da predeterminação divina e abrir espaço para a política representativa;
não há dúvida de que os discursos religiosos de natureza moral fornecem o modelo para o discurso da ciência moderna, dominado pela mesma dinâmica doutrinária da convergência a um universal homogêneo;a função do discurso político é abrir campo à micropolítica, ordená-la de forma a torná-la um complexos de instrumentos que viabilizem o ordenamento não apenas das ações, mas principalmente dos desejos, dos quereres; a liberdade passa a fazer parte do campo semântico da política;
os processos de normalização, de homogeneização que caracterizam nosso campo de saber humano, ou seja, todos os procedimentos de normalização, de controle, de organização de informações (arquivos) que criam a condição de possibilidade das ciências humanas de hoje, estendem tal território homogêneo;
os estatutos não-humano e humano deram origem aos discursos científicos de um lado, definido pela objetividade, e político de outro, o qual deve romper com o discurso religioso da predeterminação divina e abrir espaço para a política representativa;
não há dúvida de que os discursos religiosos de natureza moral fornecem o modelo para o discurso da ciência moderna, dominado pela mesma dinâmica doutrinária da convergência a um universal homogêneo;a função do discurso político é abrir campo à micropolítica, ordená-la de forma a torná-la um complexos de instrumentos que viabilizem o ordenamento não apenas das ações, mas principalmente dos desejos, dos quereres; a liberdade passa a fazer parte do campo semântico da política;
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