09 junho 2006



sociedade autoritária
elemento fundamental de compreensão do estudo de marilena chauí sobre o semióforo, foi compreender seu processo de construção do mito fundador por meio da sagração da natureza, da história e governante em relação ao discurso político da modernidade como vimos estudando em latour;
como vimos em latour, o discurso político fundado por hobbes constitui-se pela noção de representação política;
a concepção política de hobbes visa uma ruptura com os fundamentos políticos do discurso medieval que funda o poder do soberano na vontade divina, ou seja, na vontade da igreja, deslocando esse foco de poder, essa fonte de poder para a vontade dos cidadãos de atribuir poder ao soberano;
a partir desse discurso e do momento histórico que o legitima, a política passa a ser pensada como instância de decisões humanas e não mais como produto da vontade divina, isto é, deixa de ser naturalizada por uma esfera transcendente aos homens;
em marilena chauí, o que se vê é a proposta de se constituir o ethos do povo brasileiro, como ele é constituído em instrumento de controle social político pelas classes políticas dominantes, pelos oligopólios e as elites;
essa constituição se dá a partir dos processos de sagração das esferas referidas, sagração que está de acordo com o processo de naturalização da moral que ela define como a forma de apropriação dos valores em instrumento político que consiste em ocultar a essência da moral, qual seja, sua natureza histórico-cultural;


Visitor Map
Create your own visitor map!