
lembrava ontem de benjamin: o processo é o produto, e bachelard, por falar em história, ou epistemologia: os fatos são feitos, aqui, já no universo de nossas teorias e, principalmente, de nossos métodos;
a lembrança me remeteu aos seus escritos sobre a fotografia como saída para se reformular a dinâmica evolucionista de se pensar a história;
a fotografia, para benjamin, redefine a história contada pelo discurso verbal, cuja natureza é seqüencial; em nove teses sobre a história, a dinâmica de sua inscrição de uma história propõe uma história que parece escrita por iluminações;
depois de lembrar esse seu viés, corri às páginas finais da segunda dissertação da genealogia da moral, para conferir a concepção de genealogia aí esboçada;
realmente batem tais concepções, enviando, no que nos interessa, ao método etnológico de lévi-strauss em sua intenção de romper com o método histórico da sociologia e sua dinâmica evolucionista, marcante na gênese da antropologia;
a lembrança me remeteu aos seus escritos sobre a fotografia como saída para se reformular a dinâmica evolucionista de se pensar a história;
a fotografia, para benjamin, redefine a história contada pelo discurso verbal, cuja natureza é seqüencial; em nove teses sobre a história, a dinâmica de sua inscrição de uma história propõe uma história que parece escrita por iluminações;
depois de lembrar esse seu viés, corri às páginas finais da segunda dissertação da genealogia da moral, para conferir a concepção de genealogia aí esboçada;
realmente batem tais concepções, enviando, no que nos interessa, ao método etnológico de lévi-strauss em sua intenção de romper com o método histórico da sociologia e sua dinâmica evolucionista, marcante na gênese da antropologia;
<< Home