09 maio 2006


definir a especificidade da antropologia como conjunto de recursos que possibilitam a abertura do texto a outras subjetividades e outras imagens do conhecimento;
já há algum tempo se tem buscado definir a antropologia como gestão de vozes, o antropólogo como esse arquiteto de discursos;
dar início aos nossos estudos de textos audiovisionários com vidas mutiladas mostrou-se uma ótima entrada; eliane nos trouxe seu frescor hermesiano, típico dos comunicadores e que por vezes nos falta;
experimentamos de sua vivência como criadora de personagens e arquiteta da concisão; sobre o caráter antropológico de seu documento, ouvimos seu relato sobre sua busca de tirar de cena o narrador para trazer ao centro os personagens e suas estórias;
o filme é conduzido pelos caracteres, que dão o tema que será tratado pelos interlocutores; inicia-se tratando da doença, seja pelos próprios portadores ou, exemplarmente, pela linguagem médica;
do meio para o final o filme dá uma virada com o caracter preconceito: com ele se inicia uma viagem ao mundo interior das vivências subjetivas de nossos personagens; ao desbravar essa dimensão com a seqüência amor, sexo, afetividade e finalizando com sonhos, a autora nos dá uma lição de sensibilidade e, de quebra, uma aula de antropologia;
os recursos utilizados para deixar a cena para os interlocutores se mostram eficientes quando bem utilizados para abrir caminho para sua aparição sob nossos olhos como seres cheios de vida, com um universo simbólico próprio;
o filme é marcado assim por uma primeira parte que nos serve de exemplo de uma linguagem mais objetiva, mais sociológica, ainda que sem a presença de um forte narrador entremeando os dados, e por uma segunda parte em que os personagens dominam a cena, marcando seu viés antropológico;
a busca que se segue é definir recursos propriamente textuais, recursos de linguagem que abram o texto para a polifonia, para a eqüipolência, buscando conduzir uma definição simples da antropologia;
imagem: bacurau

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