15 maio 2006


abc da antropologia 1
para se entender a antropologia hoje, recorre-se aos usos que tem sido feitos dessa disciplina; a concepção de uma antropologia, uma ciência do homem, tem sua gênese no âmbito de um pensamento evolucionista que busca estudar o homem ocidental civilizado como uma evolução, como estado acabado dos outros povos com os quais teve contato nos processos de colonização modernos;
essa perspectiva inicial que marca a antropologia não se restringe, no entanto, à imagem que o homem faz de si mesmo: ela cala fundo no conhecimento que ele produz;
assim, essa imagem do homem ocidental é reproduzida em seu conhecimento, em seus métodos, em sua epistème; isso explica porque, ainda que seja fácil compreender como o civilizado elabora uma imagem de si e do outro, é bastante complexo compreender o alcance epistêmico dessa constituição;
essa conversão se inicia com a crítica filosófica à antropologia que constitui a obra de mauss; com sua noção de fato social total e suas teorias nativas é que se coloca o problema da perspectiva em antropologia;
é quando se percebe a antropologia como processos de construção de perspectivas; essa conversão tem um alcance até então impensado na epistemologia ocidental; todo o pensamento humanista que havia se constituído sob o modelo objetivista do método racionalista encontra um ponto de fuga por onde deverá se reformulado;
o problema político é o seguinte: 1) o pensamento ocidental sendo criticado em seus princípios políticos ao ser utilizado por grupos – ou pela perspectiva de grupos – que tiveram seus conhecimentos criticados por esse pensamento; 2) ao serem destacadas as característica fundamentais desse pensamento, no que o distingue do racionalismo ocidental, utiliza-lo, utilizando-as, para criticá-lo em seus limites, reformulando-o;
o primeiro problema a ser trabalhado, assim, é o do evolucionismo, imagem primeira da antropologia, uma antropologia racista;da ruptura da antropologia com essa tradição, resulta a constituição do método etnológico que estende a sua crítica da imagem desse conhecimento evolucionista ao método histórico, base da sociologia;

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