17 novembro 2005

afectu

O recurso central desse saber, o xamanismo, é a transposição de perspectivas. esse recurso se caracteriza como recurso de linguagem, recurso de discurso, recurso enunciativo. é um recurso voltado para o âmbito da enunciação, das atualizações discursivas, em sua relação com o enunciado. A alma (cultura), dentro desse modelo, define-se assim como capacidade reflexiva ( enão substância imaterial), tendo por critério uma concepção discursiva/pragmática, o que significa que ela é redefinida para se tornar equivalente a essa mesma concepção em nosso modelo, suprimindo assim a refração. para o corpo remodelado pela corporalidade e definido como corpo afetivo, como afecção ativa, aciona-se a alma-voz como recurso reflexivo (auto-referência). assim como a alma deixou de ser (na passagem de uma epistème a outra) o diferenciador universal, acionando sua atividade fluida, operante em todos os seres como instância enunciativa, autoreferencialidade, o corpo foi igualmente redefinido. de unificador universal (materialidade fisico-biológica), o corpo é definido pelo xamanismo como instância diferenciante (multinaturalismo). os corpos, redefinidos pelos corpos-sem-órgãos, corpos inorgânicos, corpos de pura intensidade, são caracterizados por sua afecção ativa, suas propriedades imanentes, seu emprego cotidiano do corpo.

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